- Craquelê

Materiais: Tinta PVA Branco e pretp, Verniz Vitral, Solvente, Tinta craquele Preto, Cola gel de decoupage, Laca Acrilica Incolor, Laca Acrilica Cristal na cor Prata  todos da Aquarela Brasil;
Rolinho, pincéis: 484, 456, 425 todos da Condor
Esponja
Pinte toda a peça com o PVA Branco Aquarela Brasil. De duas demãos. Se necessário aplique uma terceira demão.
Lembrem-se do acabamento lisinhooo hein….  hehe
Passe o verniz vitral por toda a peça. Lembrando mais um vez:
Eu gosto de deixar a caixa secar sozinha isso garante um resultado melhor no final.
Pergunta: Por que estou usando o Verniz Vitral e não a Tinta plástica???
Resposta: A tinta Craquele é uma tinta que reage sobre um superficie extremamente brilhante. A reação dela é encolher com a secagem. O que é extremamente brilhante para ela reagir?? Tinta Plástica e Verniz Vitral Aquarela Brasil.
Não esqueçam de limpar o pincel no Solvente ou Thinner e logo em seguida lavarr com água e sabonete para que ele fique sempre macio.
Não esqueça de lixar entre as demãos para deixar a peça lisinha. Com o pincel de cerda dura, passe a cola gel de Decoupage na tampa mais ou menos no limite do desenho. Passe o rolinho para alisar a cola e deixar tudo nivelado.
Posicione o papel no centro da caixa. Coloque um plastiquinho sombre o desenho e alise. Seja com a espátula ou com um paninho macio e SECO. Como eu disse que passo a passo anterior.. estou preferindo a espátula.
Mexa muitoooooo bem a tinta Craquele preta.
 
Coloque-a numa bandeja de isopor e com a esponja pegue a tinta e dê batidas em toda a caixa sobre o verniz. 
Quanto mais tinta você colocar maior ele craquela. Quanto menos tinta, menor ele craquela. Lembrando, quando a tinta craquele começar a secar, não pode colocar mais tinta por cima, ou seja, ficar fazendo sobreposiçãos de tinta, pois isso também não craquela. Porque o que faz craquelar é o verniz e não a tinta craquele seca. Faça isso em toda a caixa. Coloque a tinta com calma, não precisa ficar apavorada, faça por partes…  bata a tinta de pedacinho em pedacinho, assim você consegue colocar tinta em todos os espaços sem deixar ela secar. Lembrando que no frio ela demora um pouco mais pra craquelar, no calor a secagem dela é super rápida. Eu gosto de colocar bastante tinta para craquelar grande, mas isso vai de gosto da pessoa. Lembrando também que quanto mais misturada tiver e tinta craquele melhor é o resultado final. Ai gente…  falei demais né????? Espero que vocês estejam entendendo… estou tentando falar o máximo possivel para não ficar nenhuma dúvida, por isso tudo que vou lembrando vou escrevendo. Ahh  já ia esquecendo, eu gosto de deixar a peça craquelar sozinha, de preferencia de um dia para o outro.
Pergunta: Eu posso acelerar com o secador a tinta craquele Aquarela Brasil???
Resposta: Sim, com a tinta craquele Aquarela Brasil eu posso acelerar a secagem, pois ela é uma tinta grossa que tem acabamento fosco, permitindo assim acelerar. Eu particularmente não gosto de acelerar… pois eu acho que o resultado muda. Acho que ela craquela menor quando se acelera, mas isso é totalmente de gosto tá.
Como Vocês podem ver ela craquelou lindamente né???  Nesse dia que fiz a caixa foi o dia que mudou o tempo, pelo menos aqui na minha região fez bastante frio a tarde. Deixei ela craquelar a tarde toda até o outro dia.
No dia seguinte depois dela totalmente seca e craquelada dei o acabamento. Usei minha sempre amiga e inseparável Laca Acrilica Incolor da Aquarela Brasil que tem secagem super rápida. Sempre para acabamento devemos usar pincéis macios para que a peça não fique marcada.
Essa Laca vamos passar também na tampa toda, inclusive sobre o papel.
Gente..  esqueci de mais uma foto… Em alguns detalhes do papel da tampa, usar a Laca Acrilica Cristal Prata assim como fizemos no passo a passo anterior.
Eu coloquei nessa caixa uma moldura de MDF a laser que comprei na Duna Atelier da feira no ano passado. Pintei-a toda de branco (3x) e fiz bolinhas com o pinta bolinhas de preto numero 1).